Postagem em destaque

Informações sobre o processo seletivo Afirmação na Pós 2018

Prezadxs candidatxs, tivemos 231 inscrições para a primeira fase do Afirmação na Pós 6 (edição 2018), o que superou nossas expe...

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA


O curso é uma realização do Programa Ações Afirmativas na UFMG e do Grupo de Pesquisa sobre Educação e Quilombos – GPEQ, com apoio da SEPPIR e SECADI e pretende discutir o arcabouço da Educação Escolar Quilombola. Pretende ainda potencializar o diálogo entre os conhecimentos tradicionais formalizados nas comunidades quilombolas e os conhecimentos científicos. Nessa relação entre campos de conhecimento consideram-se os elementos da cultura manifestos nas práticas tradicionais, nas formas de oralidade, nos eventos de memória; os aportes do etnodesenvolvimento e das lutas pela terra; e as dinâmicas do território, entendido como base do trabalho, das trocas materiais, simbólicas e espirituais, da identidade.

São objetivos do Curso:
§  Oportunizar a construção de planos de ação pedagógica que considerem o diálogo entre os conhecimentos tradicionais quilombolas e conhecimentos escolares; a territorialidade, a cultura e a memória quilombola no âmbito das disciplinas escolares e nas relações interdisciplinares;
§  Construir práticas pedagógicas que valorizem a identidade étnico-racial e as comunidades quilombolas com a utilização de variados portadores de texto disponíveis na escola e nas comunidades;
§  Reconhecer portadores de memória utilizados nas comunidades quilombolas e inseri-los nas abordagens historiográficas e linguísticas.
§  Dinamizar o recurso à história oral como fonte para acessar conteúdos curricularesda história das comunidades quilombolas;
§  Impulsionar a regulamentação da Resolução n. 08/2012 e das Diretrizes Curriculares Nacionais  para Educação Escolar Quilombola com formação de professores/as, gestores/as e demais sujeitos da educação;   

Público Alvo
O curso se destina aos de profissionais da educação que atuam em escolas situadas em comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Cultural Palmares ou em escolas que atendem ao público dessas comunidades, que tenham diploma de Ensino Superior em qualquer área.
O Curso de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, será presencial, com duração total de 210 horas.
Estão previstas 200 vagas Aceno total, assim distribuídas:
40 vagas para o Norte de Minas cujo polo será Montes Claros;
40 vagas para o Noroeste de Minas com polo em Paracatu;
120 vagas para a região Metropolitana de Belo Horizonte; Central, Vertentes e Zona da Mata e outros interessados cujo polo será Belo Horizonte.

Encontros Presenciais nos Polos
Módulos mensais ou quinzenais com duração 30 h/a distribuídas em 03 (três) dias: Quinta-feira, Sexta-feira e Sábado. Ao total cada Polo receberá em média 07 (sete) encontros no período de março/2018 a dezembro/2018. E três encontros com os professores responsáveis por acompanhar a construção do Plano de Ação pelos grupos de cursistas até a apresentação dos trabalhos finais previsto para início de dezembro/2018.
O Curso de Aperfeiçoamento é GRATUITO. Alimentação e hospedagem ocorrerá por conta do Cursista. Sugerimos a negociação com sua Secretaria de Educação já que recursos do PAR podem ser aplicados para a formação de Professores/as.

Certificação
O Certificado de conclusão do curso será emitido pela Pró-Reitoria de Extensão – PROEX da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG com o título de Aperfeiçoamento em Educação Escolar Quilombola, com a carga horária totalde 210 horas, desde que o Cursista tenha cumprido todas as exigências para aprovação no Curso.
Ficha de Inscrição e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail do Curso
Acesse a ficha de Inscrição online: https://goo.gl/XCi1Z6

Datas de Inscrição
Curso Polo Belo Horizonte - UFMG  - 08 a 30/03/2018
Curso Polo Paracatu - 24/02/ a 30/03/03/2018
Curso Polo Montes Claros - 02/03 a 20/03/2018


DOCUMENTOS PARA INCRIÇÃO
Junto ao formulário de inscrição devidamente preenchido, os seguintes documentos deverão ser enviados por email a saber:
a) Cópia escaneada de documento de identificação com foto (RG, CNH); b) Cópia escaneada do CPF; c) cópia do título de eleitor; d) Cópia escaneada do(s) comprovante(s) de exercício no magistério do Ensino Básico. e) Carta de indicação da Associação a qual pertence, no caso das lideranças quilombolas. f) Currículo Vitae ou Lattes, contendo a formação acadêmica; g) cópia do diploma de graduação ou documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes de iniciado o curso de aperfeiçoamento; h) 01 foto 3X4; i) cópia de comprovante de estar em dia com as obrigações eleitorais, disponível no endereço eletrônico http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-dequitacao-eleitoral ; j) cópia de comprovante de estar em dia com as obrigações militares, no caso do candidato masculino.




0 comentários:

Postar um comentário


Destaques