Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Roda de Conversa - Cultura em toda parte.


Nos meses de setembro e outubro de 2016, o Programa Ações Afirmativas na UFMG estará realizando em parceria com SESC Tupinambás a ação: " Roda de Conversa: Cultura em Toda Parte"A programação inclui  rodas de conversas e oficinas em torno da temática "Relações étnico-raciais e educação no Brasil".  Confira a programação do mês de setembro:

12/09/2016 - Relações étnico-raciais e educação: desnaturalizando olhares
Horário: 18h30
Local: Sesc Tupinambás

Nesta Roda de Conversa serão abordadas algumas das dificuldades de convívio com a diversidade e a diferença no interior das instituições escolares brasileiras. Vão ser discutidas como estas relações étnico-raciais interferem nas relações sociais estabelecidas pela juventude brasileira, dentro e fora dos ambientes escolares, e como a desnaturalização destas relações podem ajudar a construir uma sociedade que reconheça a diversidade como valor verdadeiramente positivo.
Convidado: Rodrigo Ednilson de Jesus - Doutor em Educação e professor adjunto da Faculdade de Educação da UFMG. Desenvolve estudos e atua para a formação das relações étnico-raciais e interculturais de educadores indígenas.
Mediadora: Gilmara Silva Souza - Pedagoga, atualmente mestranda em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais- FaE/UFMG. É pesquisadora colaboradora no Programa Ações Afirmativas da UFMG e no Observatório da Educação Escolar Indígena e Quilombola - OBEDUC/ UFMG.
19/09/2016 - Práticas pedagógicas para igualdade racial na escola
Horário: 18h30
Local: Sesc Tupinambás

Serão apresentadas estratégias de intervenção pedagógica no âmbito da promoção da igualdade racial na escola, como dispõe a Lei nº 10.639/2003, que altera a LDB, incluindo a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura africana e afro-brasileira no currículo escolar. A discussão abordará a contextualização da referida Lei e das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, e a apresentação de princípios e ações importantes para a promoção da igualdade racial nas escolas.
Convidada: Patrícia Santana - Doutora em Educação, professora da educação básica, especialista em educação para relações étnico-raciais. Foi coordenadora do Núcleo de Relações Raciais da Prefeitura de Belo Horizonte.
Mediadora: Audrey Michele Nogueira - Pedagoga e mestranda em Educação. Pesquisa e desenvolve ações no âmbito da formação inicial e continuada de professores para educação das relações étnico-raciais.
24/09/2016 - Oficina Relações étnico-raciais e educação: Desconstruindo mitos e estereótipos sobre a diáspora africana no Brasil
Horário: 09h30
Local: Sesc Tupinambás

A partir da intervenção artística intitulada Minhas Gerais, os participantes serão estimulados a experimentações e reflexões sobre a história e cultura negra, com recorte para a afro-mineira. Serão apresentadas histórias, canções, instrumentos e dinâmicas, despertando práticas culturais e educacionais para aplicação em contextos escolares.

InscriçõesAqui



0 comentários:

Postar um comentário


Destaques