Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Coleção Terras de Quilombos conta a história das comunidades quilombolas no Brasil

Vinte comunidades quilombolas ocuparam a  Faculdade de Educação da UFMG  no dia de hoje. Foi o lançamento da Coleção Terras de Quilombos – Livretos de Linguagem Pública sobre Comunidades Quilombolas. O projeto foi uma iniciativa conjunta do Núcleo de Estudos Quilombolas (NUQ), do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS), do Observatório da Justiça Brasileira (OJB); o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA); e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

O evento divulgou os primeiros livretos da Coleção Terras de Quilombos e apresentou e discutiu o processo de produção dos livretos, que foram elaborados a partir de Relatórios Antropológicos confeccionados para compor processos de regularização fundiária quilombola, no âmbito do INCRA. Para o projeto, que pretende colaborar para a criação de uma linguagem pública e acessível sobre os quilombos no Brasil, uma antiga demanda das comunidades quilombolas, serão analisados um total de 190 Relatórios Antropológicos.

Os livretos são material inédito e permitem melhor compreensão do histórico de ocupação das comunidades, caracterização dos territórios, principais conflitos em questão, atividades produtivas essenciais e potenciais, modos de ser e viver, saberes e fazeres e principais desafios enfrentados para a sustentabilidade de seus territórios. Ainda, que as comunidades quilombolas se apropriem desse material para apoiar a reivindicação de suas demandas, podendo, também, ser adotado nas escolas, reforçando a Educação Quilombola, entre outras necessidades das comunidades.

Confira a cobertura audiovisual do evento:




0 comentários:

Postar um comentário


Destaques