Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

AFIRMAÇÃO NO AUDIOVISUAL É TEMA DE MOSTRA

Com o tema “Pela afirmação do negro na produção audiovisual", acontecerá a 1ª Mostra Raízes de 17 a 20 de novembro no campus Pampulha da UFMG. O evento faz parte do Festival Raízes - Vozes da Resistência e buscará apresentar e discutir a participação do negro na TV e no cinema, afim de suscitar o debate em torno do que é conhecido por “cinema de afirmação”. Para isso, haverá exibição de trabalhos de produtores e diretores negros do cenário nacional, local e independente. Pelas lentes subjetivas desses artistas é construída uma crítica sobre a hegemonia branca nos produtos midiáticos que silenciam e invisibilizam os negros brasileiros.
A Mostra conta com participação do cineasta Mineiro André Novais, premiado em Cannes e no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, da diretora paulista Renata Martins com a websérie Empoderadas, de Fernanda Lomba produtora e Ma Cca diretor do documentário Foice a Face, também de São Paulo, além de Luana Gonçalves produtora mineira do documentário realizado no quilombo do Matição Tança. A abertura se dará com a Profa. Dra. Rosália Diogo - Pós Doutora em Antropologia da População Afro-Brasileira e Curadora do Festival de Arte Negra - FAN e Israel do Vale - Presidente da Rede Minas. A curadoria foi realizada por Dú Pente, um dos organizadores da Mostra e do Festival.
O Festival Raízes é realizado pelo coletivo “Articulação da Consciência Negra” composto por universitários, integrantes de movimentos sociais, integrantes de organizações estudantis, colaboradores autônomos, pessoas que de alguma maneira se dispõem a combater e discutir o racismo estrutural e institucional, enraizados no Brasil. A "Mostra Raízes" conta com parceiros como o Fórumdoc e o Festival de Arte Negra - FAN - e será realizada no Museu Histórico Abílio Barreto, localizado à avenida Prudente de Morais, 202, bairro Cidade Jardim, próximo a Av. Contorno, do dia 10/11 ao 13/11, com sessões ás 18:59 h.

0 comentários:

Postar um comentário


Destaques