Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Afirmação da Cultura Afro-Brasileira ganha Ciclo em Ouro Preto




Entre os dias 13 e 22 de novembro está acontecendo na cidade histórica de Ouro Preto o I Ciclo de Debates sobre Políticas de Afirmação da Cultura Afro-brasileira. Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto – FAOP, a Biblioteca Pública Municipal de Ouro Preto, o Ateliê de Psicanálise de Ouro Preto, o Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto (FIROP) e o Cine Vila Rica, o evento tem programação gratuita e o objetivo de contribuir para a divulgação da cultura da população negra.

O Ciclo tem uma programação variada e visa possibilitar também o diálogo sobre a diferença, através de apresentações culturais, musicais, exibição de filmes, palestras e mesas de debate que abordarão os temas do Estatuto da Igualdade Racial e do Plano Nacional de Políticas Públicas de Igualdade Racial e da Juventude, como a arte e o artesanato afro-brasileiro, o samba, a capoeira, o negro na história do Brasil, o negro na literatura, a importância da cidade de Ouro de Preto na formação econômico-social e cultural de Minas e do Brasil, os valores civilizatórios afro-brasileiros, entre outros.

Entre os convidados estão a representante do CENARAB – Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira, Makota Celinha; o Superintendente de Povos e Comunidades Tradicionais, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos de Minas Gerais, João Carlos Pio de Souza; o médico Dr. Arisosvaldo Figueiredo; o Presidente da Academia Marianense de Letras, Roque Camêllo; a representante da 1ª turma da Academia Infanto-juvenil de Letras da Academia Marianense de Letras, Jailda de Freitas Silva; a pedagoga Cláudia Martinha Barbosa; o idealizador da Escola de Música e Escola de Arte Samba Preto Choro Jazz, Diego Fernandez; além dos representantes da irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de Ouro Preto.
 Confira a programação:

0 comentários:

Postar um comentário


Destaques