Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

I Fórum de Ações Afirmativas de Minas Gerais


Nos últimos anos, um conjunto de políticas públicas: a adoção de cotas por instituições estaduais, a edição da lei 12.711 que reserva vagas nas instituições federais, além de iniciativas como REUNI, o PROUNI e o FIES, tem contribuído para ampliar o ingresso em instituições de educação superior de camadas mais amplas da população. 

Este processo de democratização traz novos desafios para as instituições, para as redes públicas de ensino médio, para os movimentos sociais e organizações que se dedicam a essa agenda, assim como para os pesquisadores das ações afirmativas e os próprios estudantes.

Neste sentido, a proposta de criação do Fórum de Ações Afirmativas de Minas Gerais tem o objetivo de promover o diálogo entre gestores das Instituições Públicas de Educação Superior (municipais, estaduais e federais), lideranças dos movimentos sociais e estudantis, pesquisadores de ações afirmativas e a rede pública de ensino médio.

Adicionalmente, o Fórum deve se constituir como um espaço de trocas de informações e experiências, expressão das expectativas e construção de consensos sobre a importância e o impacto dessas políticas, tanto nas IES quanto nas redes de ensino médio, nas comunidades de origem dos estudantes beneficiados e nos movimentos sociais.

O Fórum de Ações Afirmativas de Minas Gerais, organizado por um conjunto de instituições mineiras, conta com a parceria do projeto Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior (GEA-ES) desenvolvido pela Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO-Brasil) e apoiado pela Fundação Ford e pelo Laboratório de Políticas Públicas da UERJ.



0 comentários:

Postar um comentário


Destaques