Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Audiência pública discute genocídios da juventude negra

Pela sobrevivência dos jovens negros 


Audiência pública na CMBH discute genocídios da juventude negra que tem três vezes mais probabilidade de morrer de forma violenta.


Será realizada, por meio da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de BH, uma audiência pública para debater o genocídio da juventude negra na cidade. Estão confirmadas a presenças do deputado federal Reginaldo Lopes (presidente da CPI da “Violência contra Jovens Negros e Pobres” na Câmara dos Deputados), do secretário de Estado dos Direitos Humanos, Nilmário Miranda, Larissa Amorim Borges (programa Juventude Viva, do governo federal), Luzia Ferreira (secretária municipal de Políticas Sociais) e Miriam Gomes, representando o Fórum das Juventudes da Grande BH. Responsabilização: mandato do vereador Arnaldo Godoy

O Brasil apresenta números aterradores de violência entre a população jovem, principalmente negra. Dados de 2012 revelam que 71,1% das mortes violentas ocorridas foi entre jovens de 15 a 29 anos e que, no período de 2002 a 2011, o percentual de mortos por homicídios entre negros subiu de 63% para 76,9%. Para cada jovem branco assassinado, há 2,7 jovens negros vítimas de homicídio. Esse cenário é tão alarmante que ativistas e especialistas têm denominado o fenômeno de genocídio da juventude negra. 

Em Belo Horizonte, os números seguem padrão semelhante: há um crescimento, entre 2010 e 2013 de 30% no número de homicídios de jovens.  O vereador Arnaldo Godoy justificou a audiência, afirmando que a desigualdade no país não se refere apenas a dimensão socioeconômica, mas também por questões socioculturais e étnicas-raciais. “È necessário assumir que o racismo está disseminado no conjunto das relações sociais”.  

O evento ocorre no dia 27 de abril, às 14, no Plenário JK da Câmara Municipal de BH (Av. dos Andradas, 3100 – Santa Efigênia) 

Evento - audiência pública sobre o genocídio da juventude negra em BH. 
Dia – 27 de abril, às 14h (segunda-feira). 
Local – Planário JK, Câmara Municipal de BH. 

Mais informações 
Gabinete vereador Arnaldo Godoy – 3555-1165 
Fernando Righi Marco (jornalista) – 9721-5139 
Roberto Raimundo (assessor de juventude) – 8891-6386 

Fonte: Gabinete Arnaldo Godoy / Sugestão de pauta 14 abr 15 

0 comentários:

Postar um comentário


Destaques