Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

PRIMEIRA RECEPÇÃO AFIRMATIVA DO PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES DA UFMG







O Núcleo Conexões de Saberes convida para sua primeira Recepção Afirmativa. 
A Recepção Afirmativa é um evento que tem como objetivo recepcionar os estudantes e debater acerca de assuntos relacionados a Lei de Cotas, resistência e permanência destes estudantes dentro da instituição.
O evento contará com momentos de: apresentação do Núcleo, momento cultural e roda de conversa entre alunos e grupos da UFMG que debatem essas questões.
Quarta, 6 de Agosto de 2014 às 17h - Praça de Serviços da UFMG

1 comentários:

  1. Excelente iniciativa. Sabemos que a universidade é um local de disputa de poderes, não por acaso de projetos de sociedade, quais tendem a entrar em conflito sempre que uma das partes, notadamente a hegemônica, ressente da sua possível perda de privilégios. Além disso, a Lei de Cotas, antes de ser uma política que aumente a representatividade negra, é uma política de reconhecimento e mudança de concepções dentro da própria universidade. É um direito conquistado há longas e resistentes lutas dos movimentos sociais negros, quais denunciam à muitas décadas a sorte dada à população negra desde à escravidão, notadamente no âmbito educacional. Pude participar do evento e somo com todos aqueles cujo projeto de sociedade seja não só de entrada da população negra e indígena no ensino superior, mas também de sua permanência com qualidade e equidade perante grupos declarados brancos. Lamento que estas mudanças na UFMG o seja por pressão política/jurídica e ainda mantenha o ranço do racismo ao promover ainda ações que discriminam estudantes negros e suas organizações e pautas (relatos cotidianos). No mais, saúdo ainda a todos os programas, coletivos, grupos... que resistem e se unem nesse novo momento da Universidade.

    ResponderExcluir


Destaques