Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Conep aprova Festa de Nossa Senhora do Rosário...


Conep aprova Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos como Patrimônio Imaterial do Estado 

Foi aprovado, por unanimidade, pelo Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (CONEP) como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais a Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, de Chapada do Norte. Expressão de religiosidade e de fé, a festa é uma celebração que há mais de dois séculos movimenta irmãos, fieis, comunidade e a população do Médio Jequitinhonha.

A festa

Durante quinze dias a festa acontece passando por algumas etapas: Meio Dia (primeiro dia da novena), Novenas (preparação espiritual para a festa), Leilões (durante cinco noites após a celebração da novena), Lavagem da Igreja (mulheres se reúnem para lavar a igreja), Quinta do Angu (distribuição de refeição), Buscada da Santa (encenação da aparição da Virgem do Rosário), Mastro a cavalo (após a última celebração da novena, considerado o apogeu da festa), Reinado (caminhadas e cortejos que conduzem os reis festeiros), Missa da festa, Distribuição do Doce, Coroação, Buscada do Cofre, Divertimentos noturnos, Feira dos Mascates, Tamborzeiros e Congada.

0 comentários:

Postar um comentário


Destaques