Postagem em destaque

O XIII Encontro de Pesquisa em Educação FaE/UFMG ocorrerá entre os dias 16 a 20/10 na FaE/UFMG. Convidamos a todos para participa...

Palestra: "Relações étnico-raciais: Ampliando os Horizontes da Educação"

    Museu de Artes e Ofícios recebe Nilma Lino Gomes no Ampliando Horizontes


O Museu de Artes e Ofícios recebe, no projeto Ampliando Horizontes, Nilma Lino Gomes, pós-doutora em antropologia e pedagoga". No encontro, uma abordagem do tema . O evento ocorre no dia 19 de março, terça-feira, às 19h30, com entrada gratuita, no MAO, localizado na Praça da Estação. 


Sobre o tema:

Respeito e reconhecimento da presença das relações étnico-raciais serão o foco da discussão. A proposta é um diálogo sobre as contribuições ao tema realizadas no campo educacional. O Movimento Negro como produtor de saberes que impactam a educação também será abordado, assim como a Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas e os atuais limites e desafios na educação básica.


Nilma Lino Gomes possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1988), mestrado em Educação pela UFMG (1994), doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra - Portugal (2006). Atualmente é professora associada do Departamento de Administração Escolar da Universidade Federal de Minas Gerais, Bolsista de Produtividade/CNPQ, coordenadora-geral do Programa Ações Afirmativas na UFMG e do NERA - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Relações Raciais e Ações Afirmativas. Tem experiência na área de Educação e Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: organização escolar, formação de professores para a diversidade étnico-racial, movimentos sociais e educação, relações raciais, diversidade cultural e gênero.

0 comentários:

Postar um comentário


Destaques